23 junho, 2014

Laughbanging entrevista Charles Sangnoir

Charles Sangnoir. Ele é vocalista, pianista, guitarrista, compositor, letrista, escritor, pintor, editor discográfico, cartomante e sabemos lá mais quantas coisas faltam. E isso tudo só numa 3ª feira.
Com tantos projectos que este multi-artista da Margem Sul se dedica já há muitos anos, todos ligados à arte alternativa e obscura e muitos deles ligados a vários estilos do Metal, o Laughbanging não pôde deixar de ter uma conversa descontraída... vá, conversa meio parva (como é costume do Laughbanging) com a pessoa de Charles Sangnoir.


 “Charles Sangnoir”, “La Chanson Noire”, “Necrosymphonic Entertainment”. Quantas vezes é que já viste estes nomes mal escritos e quando é que te fartaste de ligar a isso?
Se tivesse uma moedinha por cada vez que se enganam a escrever estes nomes, o meu cachet seria bem avantajado - no  fundo já nem me consigo chatear com o assunto mas já considerei colocar nas exigências do rider técnico: vinho tinto, haxixe e promotores com a quarta classe.

Cantas, compões música, escreves letras, tocas piano, tocas guitarra, és editor, escreves livros, pintas,... Tens tempo para ir à casa de banho?
Na verdade faço muito do meu trabalho criativo no wc - para todos os efeitos é arte de merda por isso é uma coisa bem fundamentada!

Como é que explicas a quem não conhece o teu trabalho que, apesar de seres da margem sul e o teu projecto em português significar “A Canção Negra”, nada tem que ver com Kizomba?
Na verdade não tenho como refutar essa afirmação, e há um fundo de verdade na suposição popular: sempre fui africano da cintura para baixo.

Imaginemos que estás no backstage de um concerto, onde, entre outras coisas que tinhas exigido, existe vinho tinto, mas é de pacote. O que fazer?
Nunca se diz que não a um bom pacote.

Falemos sobre a tua editora, Necrosymphonic Entertainment… Como é que surgiu esta tua ideia de perder dinheiro?
O masoquista que há em mim é mais forte: não consigo viver confortavelmente descansado, por isso tive que inventar este poço sugador de dinheiro para me deixar na penúria. Ainda assim, posso sempre orgulhar-me de lançar projectos que mais ninguém teria coragem - e poupo imenso dinheiro em comprimidos para a tensão baixa.

Lançaste um livro e vários registos de La Chanson Noire através da tua editora. Quantas vezes foi preciso reunires-te contigo próprio para mostrares o teu trabalho para ser aceite e assinar contrato contigo próprio?
O pior não é isso - na verdade eu tenho um feitio horrivel e com este tipo de negociata pois nunca me consigo despedir a mim mesmo!

Em Maio, deste um concerto no Cemitério dos Prazeres. Foi um prazer ou o ambiente estava morto?
Estava mortinho por fazer este espectáculo, foi excelente e esteve casa cheia, mas na verdade mesmo que não viesse ninguém para assistir já tinha uns milhares aos meus pés mesmo antes de começar!

A tua mãe alguma vez te agradeceu por te vestires sempre de preto, principalmente pelo facto de apenas ter de fazer uma máquina de roupa?
Uma vez resolvi o problema de uma vez por todas. Disse: "Mãe sou drogado e adoro Satanás". A partir do momento em que assumes as coisas já não há gozo em alguém tas apontar.

Vídeos no Youtube de gatos a tocarem piano: uma forma de descontrair ou uma ameaça ao teu trabalho?
Esses videos têm uma utilidade pública: se alguma vez estiveres a sofrer por envenenamento ou intoxicação alimentar, são o modo mais prático de fazer uma purga.

Já se falou aqui muito sobre música. Posto isto, esta próxima pergunta não é sobre música. O que achas do último álbum do David Carreira?
Fiquei severamente triste. Quando pensei que os meus discos só serviam para bases de copos eis que surge alguém com a mesma ideia mas muito mais capacidade de fabrico!

Últimos comentários:
Não poupem no vinho nem no lubrificante - Sejam ecológicos, plantem erva em casa!
A revolução já começou, falta descobrir onde!

Alguns projectos:
La Chanson Noire
(banda de Pop / Goth / Punk / Alternative)
Compositor, voz, todos os instrumentos

Necrosymphonic Entertainment
(editora discográfica)
Fundador e editor

Caderno de Desapontamentos
(livro)
Escritor

Páginas oficiais:
https://www.facebook.com/chansonnoire
http://www.lachansonnoire.com
http://www.necrosymphonic.com/




Sem comentários: