04 março, 2015

Laughbanging entrevista Neoplasmah

Começaram com o nome de Systematic Collision, mas foi como Neoplasmah que gravaram 2 álbuns. “Auguring the Dusk of a New Era” foi considerado por muitos como um dos melhores álbuns do ano transacto. Músicas rápidas, técnicas, melódicas, cujas letras lidam com o espaço e cosmos, fazem de Neoplasmah a banda favorita de Neil deGrasse Tyson.
Como se isto não bastasse, são liderados por uma mulher, pelo que as comparações a Amor Electro são bastantes frequentes. Ou talvez não…
Aqui está a conversa com a banda.


O vosso álbum foi lançado a 22 de Novembro, no mesmo dia em que os Beatles lançaram o álbum "With the Beatles" em 1963 e o "White Album" em 1968. Estarão vocês a tentar ter o mesmo sucesso e com isso conseguir ter uma multidão de pitas desvairadas aos gritos onde quer que toquem?
Pela primeira vez temos um jornalismo de elite que finalmente estabeleceu o paralelismo da nossa data com o “White Album”! Foi mesmo propositado por diversos factores, é lançado 46 anos depois desse clássico dos Beatles, e se esmiuçarmos bem, 46 + 620 dá 666 que é o famoso numero da besta. Se tocarem o nosso cd num gira discos com uma agulha esterilizada vão ter uma faixa escondida que abre um portal no espaço temporal que ressuscita o John Lenon a cantar na integra, o “With the Beatles” que é um álbum com 51 anos, 51 + 615 dá mais uma vez 666. O porquê deste trabalho todo com esta data não se deve a algo mundano como angariar mais pitas aos berros nos concertos mas sim uma experiência astral cósmico satânica. Esperamos que gostem!

Sentiram aquela coisa do problema do 2º álbum ou depois do 1º álbum ficaram muitas ideias a marinar e foi só levar ao lume?
Não houveram dificuldades entre o 1º e 2º álbum dado que o tempo e o espaço é relativo, apenas a gravidade é real. E nesta banda gravidade é o que não falta, temos elementos que são autenticas galáxias.
Muita gravidade, muitas ideias, muito apetite e muita estupidez.

Qual é a percentagem de álcool a partir do qual vocês arranjaram inspiração para compôr as músicas?
Para quem não sabe, quem compõe as nossas músicas é o Vitor Mendes AKA Carcass. O Carcass quando bebe não fica alcoolizado, o álcool é que fica Carcass… portanto as nossas músicas são sóbrias como beatas, mas muito álcool ficou contaminado durante o processo e não houve reuniões interventivas nos AA que o salvasse. Carcassiomia é uma realidade, por isso tomem as vossas vacinas.

Muitas bandas gravam álbuns com orquestras sinfónicas ou com outros agrupamentos. Sendo vocês da Margem Sul, para quando um álbum com os Tocá Rufar?
Se os Tocá Rufar conseguissem acompanhar o Rolando teríamos um colapso das placas tectónicas a nível mundial. Vulcões emergiam do fundo mar, a terra ficava coberta de lava e os céus de cinzas abrasadoras. A polaridade da Terra invertia e entravamos em colapso gravitacional. Toda a vida na terra seria eliminada para todo o sempre engolida em caos, loucura e sofrimento.
Por mim, devíamos experimentar.

Têm concorrido à “Factura da Sorte” ou a ideia de serem a 1ª banda do mundo a fazer uma tournée de Audi não vos seduz?
Não nos seduz porque temos o José Marreiros na banda… ninguém andaria de Audi, o Audi é que andaria de José Marreiros.

As vossas letras rondam à volta de temas sobre o espaço, cosmos, buracos negros, vórtices, etc. Já foram criticados por algum "nerd" com óculos de aro espesso e asma severa a dizer que o que vocês escrevem não está de acordo com os parâmetros espaço-temporais?
Muito pelo contrário, nós é que criticamos os “nerds” por não estarem de acordo com o espaço-temporal gravitacional geocêntrico e não se enfiarem num buraco negro cheio da Kizomba.

"Ravishing Theatre of Chaos", "Realm of the Lost Souls", "Ruins of a Sham Empire", "Absorbed in Perpetual Torture"... Como é que vos surgiu a ideia de citarem frases do memorando da Troika?
Mais uma vez, jornalismo na mouche! É pura propaganda subliminar, tal como se faz nos reality shows da TVI, estamos a fomentar a desordem mental para conseguirmos uma total e irrefutável escravatura dos sentidos. Isto utilizando a formula da Troika que demonstra ser funcional! Todos vão baixar as calcinhas e não vão piar… a diferença é que apenas queremos impingir… Carcassiomia! Todos ficarão felizes… mais retardados… mas felizes mais nada.

Toalhas aquecidas, uvas sem grainha… A que caprichos a organização de um concerto tem de ceder para poder contar com os Neoplasmah?
Ora bem muito bem, excelente questão, fica já aqui registado como ata: Casas de banho com louça Valadares, feno, telescópio para obter inspiração cósmica, cerveja (c/agente anti-Carcass),comida suficiente para uma batalhão de 10 homens e 20 porcos, 2 frascos Chanel 5 mas só os frascos, um unicórnio e um Batman. Estamos a brincar, é basicamente tudo o que referi exceto o “excelente questão”, a questão foi uma merda.

Sofia, como são os men groupies?
Justiça feita, são iguais às girls, a diferença é que não ficam tão bem de stilettos e corpetes. Mas não fazemos julgamentos, fans são fans.

Gostávamos que deixassem uma palavra de amor e carinho a todos aqueles que já disponibilizaram ou tencionam vir a disponibilizar o vosso álbum por completo na internet…
Pela siderante poeira do espaço sideral,
O teu corpo será lançado
Que nem um feio cometa animal
O teu cabeço disforme jamais será lembrado.

Últimos comentários:
Muito obrigado ao Paulo e ao outro rapaz, o seu namorado penso, os únicos que vão ler esta entrevista. Vocês são muito amorosos. Continuem o bom trabalho e apareçam nos concertos!


Género:
Death/Black Metal

Line-up:
Sofia Silva - Voz
Vitor Mendes - Guitarra
José Marreiros - Guitarra
Alexandre Ribeiro - Baixo
Rolando Barros - Bateria

Discografia:
(Systematic Collision)
1998 - Dead Tape-Live 10.06.98 (demo)
1999 - Interstellar Experiences (demo)
(Neoplasmah)
2003 - Promo CD 2003 (demo)
2004 - Sidereal Passage
2014 - Auguring the Dusk of a New Era

Página oficial:

Sem comentários: